A minha Lista de blogues

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

OS BOIS E OS HOMENS

Sabem,  aqueles  questionários
melosos, do tempo de colégio,
de perguntas sobre gostos,
 preferências  e atitudes,
que a gente respondia
imaginando conhecer
as coisas do mundo...
Pois é...doces recuerdos.
Ontem, lendo as respostas
de uma enquete  recente
dirigida a sábios e  afins,
algumas afrouxaram a mola
do cérebro deste velho
e talvez sacudam vossos pelos:
Este país não deslancha
porque os norte-americanos
continuam nos roubando...
A carroça Brasil não anda
porque causa dos vadios...
Ah, vejam também esta pérola:
o povo precisa fiscalizar o governo...
Com essas, lembrei-me de Leonel Brizola:
Venho e volto ao campo e os bois são os mesmos,
não mudam de caráter. Já os homens...

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

DEVERIA SER DIFERENTE

Li de um ex-articulista
de um  veículo antigo
da impressa nacional:
o máximo que almejo
de um político patropi,
que ele tenha medo
de roubar....
que tenha medo
de deixar que roubem.
Convenhamos, é o fim da linha!
Pior que almejamos a mesma coisa.
Almejamos que haja uma reforma
que reduza o número de parlamentares,
que haja redução no número de assessores
para que menos gente roubem...
É pau, é pedra, é o fim do caminho;
diria o maestro Tom Jobim.
Falei de Tom Jobim, porque é bom
relembrar as pessoas íntegras...
Como é bom!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

SE

Quando perguntaram
a Chico Xavier
porque justo ele,
ícone da humildade,
usava peruca,
esta foi a resposta
do arauto do bem:
a uso para minizar
o efeito da feiura
provocada pela ausência
dos pêlos capilares,
que minha imagem produz,
e eu não tenho o direito
de chocar as pessoas
com a minha fealdade.
Senhores, se os distintos
congressistas de Brasília,
se autoanalisassem
e se mirassem no exemplo
do filho de Pedro Leopoldo
quem sabe se não paravam,
um pouquinho, pelo menos,
de enfear a nossa História.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

MAIA OU REALIDADE

Dizem os "sábios"
que o mundo é maia
ou falsa realidade,
entretanto aprendemos
 a vê-lo o mundo assim
e quem vive no engano
ao se deparar com a verdade
pode perder a noção de onde está.
Entretanto, tudo pode ser realidade,
para qual ainda não temos visão
porque nosso olhar apressado
não consegue perceber
o mecanismo que rege
o princípio das coisas.



segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

LEITURA, TUDO DE BOM

Sou de um tempo
em que a leitura
era fundamental.
Na minha casa
era um ato sagrado.
Quando meu pai lia
e alguém abria a boca,
minha boa mãe falava:
olha, o pai está lendo!
Quando eu tinha
uns quatro ou cinco anos,
sentava-me em frente ao pai
e ficava  lendo as  nuances
que a leitura produzia em seu rosto.
Quando ele fechava o livro
 traduzia ao nível da minha compreensão
aquilo que acabara de ler
e eu maravilhado dizia:
 quero ler, quero, quero ler...


sábado, 31 de dezembro de 2016

O TEMPO, AH, O TEMPO!


Se o  o tempo
é um corte na  eternidade,
um ano de nossa existência
é um  piscar de olhos do criador.
O Supremo,
que não teve início
nem terá fim,
não sabe o que é o tempo.
Portanto, tantas coisas
caras a nós, seres transicionais,
não têm nexo para o Altíssimo.
As passagens, as celebrações
são indiferentes à divindade,
porque o tempo
 é uma necessidade humana.



quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

A VOZ DO SER

Quando lhe perguntaram
o tempo de permanência
pelos caminhos da vida
disse com naturalidade;
tenho a idade necessária
agora, nesta existência.

Quando lhe perguntaram
porque não juntou dinheiro
trabalhando todos os dias
durante a longa jornada
respondeu que a riqueza
se examinada à luz da  LEI
é um mero ponto de vista.