A minha Lista de blogues

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

O BOLO É COMPOSTO DE FATIAS

O sábio afirmou
que a felicidade
ABSOLUTA
é inatingível,
e sugeriu que
não se perdesse
tempo, ouvindo
o canto das sereias...
As alegorias
estão por toda a parte
e as promessas de paraísos,
direcionadas aos eleitos, também...
Mas a felicidade existe
para os comedidos,
para os coerentes;
para os satisfeitos
com as pequenas alegrias...
Ainda que não exista o script da felicidade,
como uma receita acabada de bolo,
mas se soubermos saborear as fatias
proporcionadas pelo confeiteiro universal
não necessitaremos da ajuda de Freud.



quarta-feira, 2 de agosto de 2017

AGOSTO



Pela manhã, da minha janela,
vi agosto entrar, dançando,
vestindo outros adereços,
empurrando a temperatura
para  cima da média imaginária.

Diferente dos anos anteriores
quando agosto vinha invernoso
agora não, trouxe as floradas
e prenúncio de primavera precoce.

domingo, 30 de julho de 2017

ANIVERSÁRIO DE MÁRIO QUINTANA

Sempre que  ando pelo Centro Histórico,
Praça da Alfândega, Rua da Praia e imediações,
lembro-me de um cara, que os meus olhos não veem
há vários anos.
É uma figura querida, do século passado,
que a gente não vê, mas a alma percebe a presença
Nossos olhos não veem, mas por certo,  caminha conosco
quando o trazemos ao pensamento, através de algum verso
que o poeta compôs, quando andava por ali.

quinta-feira, 27 de julho de 2017

TEMPO, TEMPO, TEMPO.

Quando fiz sessenta,
me disseram:
farás um ensaio
para te acostumares
com a ideia,
porque a idade corre
e o tempo não espera.
Sessenta anos é a fronteira
entre a maturidade e a velhice,
época em que se é velho para uma maratona,
mas ainda novo para obter meio ingresso no futebol.
Com sessenta anos a gente abole os jantares copiosos
e adere às sopas e ao pão molhado na taça de chá.
Agora o estágio acabou, fiz sessenta e cinco;
 sou velho, ainda que não queira admitir.
Percebo que aos sessenta e cinco deixaram de usar
o atenuante em relação a mim:  homem de idade
e aplicam com propriedade: senhor idoso!

terça-feira, 25 de julho de 2017

ESCRITOR, ÉS BENDITO!

A minha homenagem sincera
aos escritores do mundo;
estendida aos que conheço
e também aos que nunca os vi.

Dizem que o mundo não é bom,
que o homem precisa melhorar,
mas não houvessem os escritores
tudo seria, certamente, bem pior.

Retirem os livros do mundo
e voltaremos à época do caos.
os escritores e os seus livros
são a esperança de um tempo melhor.

quarta-feira, 19 de julho de 2017

DE SHAKESPEARE A BRECHT

 O presidente da república
de qualquer país respeitável
governa com equanimidade.

O presidente da república
quando honrado e decente
administra o bem comum.

O presidente da república deve
ser  o instrumento conciliador
das aspirações  da nação inteira.

Entretanto, aqui no trópico,
o primeiro mandatário estuda
o roteiro de "Os Negócios do Sr. Júlio César".

segunda-feira, 17 de julho de 2017

HÁ PROTESTOS E PROTESTOS

Não tenho nada
contra protestos
desde que haja
o devido respeito
com os não envolvidos.
O que me aborrece
nessas demandas
é o raciocínio reto
da massa manobrada,
que não poucas vezes,
 pensa com a cabeça
do mentor do projeto...
E toda ideia é sagrada,
 todo o ato justificado,
todo excesso atenuado...
Porque está em jogo
um plano maior que a lei,
maior que o bom senso:
uma graça divina
a ser alcançada
pelos apologistas
da confusão.