A minha Lista de blogues

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

NÃO ERA ASSIM

Nenhuma lasca de medo
vertida no olho da noite.
Nenhuma nesga de dor
turvando o azul da tarde.

Nem gula. Nem sede. Nem sangue.
Nem guerras. Nem tricas. Só o poema;
O lado lúdico da vida.
Eu lia Mario Quintana.

A manhã parava observando
a menina distraída à rua.
O outro "eu" falava comigo,
sentados no banco da praça.
Eu lia Jorge Luis Borges.

Eu tirava o pó dos livros na estante
a vida passava lá fora
A brisa lambia os corpos na tarde
Eu lia Fernando Pessoa.

Mas isso faz muito tempo,
 ainda no século passado.
Foi antes da guerra civil
tomar o  país de assalto.

14 comentários:

  1. Um ótimo poemeto erudito e reflexivo com enredo perfeito. Meus parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo poeta Jair, obrigado pela visita amiga. Um abraço. Tenhas um bom dia.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Cara Larissa, obrigado pela visita de além-mar. Um abraço da qui do sul do Brasil. Tenhas um lindo dia.

      Eliminar
  3. Parabéns Poeta!! Amei

    Beijos e um excelente dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara amiga poetisa Cidália, obrigado pela visita de além-mar. Tenhas um bom dia.

      Eliminar
  4. Gostei muito.Um momento lindo de erudição.Agradeço suas visitas ao meu blog. Um grande abraço.
    Élys

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Élys, obrigado pelo carinho de sempre. Um abraço daqui do sul do Brasil. Fique na paz.

      Eliminar
  5. Amigo Dilmar, que lindo poetar por aqui, os seus preferidos escritores/poetas bem lembrados com seus versos que diz a que veio, dar um belo recado mostrando o quanto lestes em sua vida e não esquecestes!
    Aprende-se ao decorrer da infância a adquirir o hábito da leitura que nos serve para a vida toda!
    Amei ler e seu poema está lindo!
    Abraços apertados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara amiga Ivone, obrigado pelo carinho de sempre. Um abração daqui do sul. Tenhas, sei que terás, um lindo dia.

      Eliminar
  6. OI DILMAR!
    BONS TEMPOS EM QUE PODÍAMOS NOS DELEITAR COM BOA LEITURA, HOJE, SÓ PODEMOS, NOS PREOCUPAR COM TUDO A NOSSA VOLTA, POIS NADA ESTÁ EM SEU LUGAR, ASSIM ME PARECE ESTE MOMENTO.
    MESMO ASSIM, TEUS VERSOS ESTÃO PERFEITOS, NOS ALERTANDO DO QUANTO MUDAMOS.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Zilani, obrigado pelo carinho. Realmente, parece que as coisas estão desordenadas. Um abraço. Tenhas um ótimo dia.

      Eliminar
  7. Oh que beleza de versos que expressam lindas lembranças; que os acontecimentos mão roubem o tempo disponível para leitura.
    Amei ler-te Dilmar!
    Abraços!

    ResponderEliminar
  8. são muito bons os momentos de acalmia, onde a observação da vida que corre á frente dos nossos olhos e um bom livro nos faz meditar na vida e acalma o coração, e é muito triste quando as guerras nos arrebatam tudo muitas vezes a propria vida, bonito poema que nos faz pensar o que devemos valorizar
    bjs

    ResponderEliminar