A minha Lista de blogues

segunda-feira, 26 de março de 2018

PORTO ALEGRE 246 ANOS

Vivo  numa cidade velha,
que às vezes  parece nova,
outras vezes parece outra.
Às vezes parece antiga
menos antigas que outras
que se tornaram velhas,
entretanto minha cidade,
que há pouco era província
tem um jeito diferente
das cidades que eu conheço.
Ela mora lado  ao do rio,
o  qual dizem  que um lago,
composto por quatro braços;
que eu chamo de estuário,
e o seria  se não houvesse
uma lagoa entre o lago e o mar,
entre o rio e o mar para quem
ainda não assimilou a ideia
e reitera que o nosso lago é um rio.
Este rio, este lago, este processo
de água doce, trouxe os açorianos,
lá no século dezoito,
para o entorno do Gasometro
onde engendraram a Porto Alegre.
Então ela desceu as curvas do rio
para o lado do sul,  subiu para o norte,
 depois desgarrou para as bandas de Viamão...

10 comentários:

  1. Muito bom!!! Amei!

    Beijinhos e uma excelente semana

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Dilmar
    Meus parabéns pelo 246 anos da sua linda cidade. Uma feliz semana meu amigo. Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. Que lindo poder dizer o quento se preza o lugar onde nascemos, assim como você, também amo minha São Paulo, minha Sampa, minha linda Capital com todos os seus problemas também!
    Amei ler aqui e deixo os meus parabéns à sua linda Porto Alegre, por pouco não estive aí em 2012 quando fui conhecer Gramado, mas não faltará oportunidade,assim espero!
    Abraços meu amigo peota, tens linda sensibilidade e um amor que sei por sua cidade!

    ResponderEliminar
  4. Corrigindo, não é "peota" sim poeta, sei que entendes essas gafes de digitação,rsrs, mais abraços!

    ResponderEliminar
  5. Sim, ela as vezes tá 'assim', outras vezes 'assada'... mas eu amo minha terra, e como! Creio que voltará ao normal e poderei cantar...

    É o meu Rio Grande do Sul
    Céu, sol, sul, terra e cor!
    Onde tudo o que se planta cresce
    E o que mais floresce é o amor!

    Maravilha de postagem, Dilmar, parabéns pra nós, amigo!!!
    Abraços.

    ResponderEliminar
  6. Então essa Cidade está de Parabéns.

    Hoje:- Sinto saudade de te voltar a amar

    Bjos
    Votos de uma boa Terça-Feira

    ResponderEliminar
  7. Já louvei essa POA em versos e prosas. Gosto dela como é, cheia de contrastes, beleza e humanidade. Parabéns POA, você merece todas as homenagens que te façam.

    ResponderEliminar
  8. Uma bonita poesia em homenagem a sua bela cidade.

    Feliz Páscoa.

    ResponderEliminar
  9. Belo poema! Parabéns!

    FELIZ PÁSCOA
    Autor: Laerte Sílvio Tavares

    Que a luz da ressurreição
    De Cristo Nosso Senhor
    Brilhe no teu coração
    E se refrate em amor,

    Permeando a tradição
    De fé, a dar esplendor
    Às festas pascoais que são
    Frutos da Paixão e dor

    Transformadas em alegria
    De Madalena, Maria
    E de toda a humanidade!

    Feliz Páscoa, pela via
    Do amor – nossa luz e guia
    Na fé e na caridade!



    Grande abraço. Laerte.

    ResponderEliminar
  10. Caro amigo um belo parabéns para nossa Porto Alegre.
    ps. Carinho respeito e abraço.

    ResponderEliminar