A minha Lista de blogues

sábado, 23 de junho de 2018

AS ANDORINHAS

Ainda lembro de mim à janela
esperando as andorinhas.
De repente o céu ficava escuro,
o vento, forte, soprava do sul,
as andorinhas voavam para o leste
e eu antegozava o cheiro da chuva.
Era questão de tempo e a água descia.
Eu de alma lavada esquecia do mundo.

Outras vezes, nas manhãs  ensolaradas,
as andorinhas faziam o ensaio da chuva.
Então, a gente sabia que iria chover,
e ainda que a meteorologia dissesse o  oposto
naqueles dias sempre acabava chovendo.

Hoje, descendo a ladeira da vida,
ouvindo as previsões anunciar
que uma frente fria trará chuva,
debruçado em outra janela,
lembro do passado e falo
com a criança que eu fui:
são as  andorinhas que trazem chuva!

17 comentários:

  1. Respostas
    1. Larissa, obrigado pela visita de além-mar. Um abraço daqui do sul do Brasil. Tenhas uma linda semana.

      Eliminar
  2. As andorinhas

    Na minha infância tantas belas tardinhas,
    as quais traziam tão coloridos ocasos;
    fazem parte de bonitas lembranças minhas,
    como o são tantas hitórias e tantos casos.

    Tardes lúdicas, que voavam andorinhas,
    com preguição impregnada duma lentidão;
    e sei que, tal como todos, também tu tinhas,
    por aquelas tardes quentes, veneração.

    Lembro claramente o que minha mãe dizia,
    - Essas andorinhas, são pássaros do bem,
    velam-nos na noite e alegram o nosso dia.

    As vezes, trazem-nos alvíssaras também,
    como se não bastasse esta nossa alegria,
    só pelo prazer de vê-las quando elas vêm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro amigo poeta, sonetista, Jair, obrigado pela visita poética, a qual veio abrilhantar este modesto espaço. Um abração. Tenhas uma ótima semana.

      Eliminar
  3. Dilmar!
    Que delícia viajar na sua poesia
    assim tão inspiradoura.
    Cheguei a visualizar o narrado
    em poesia.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catia, obrigado pela visita. Que bom que gostaste do meu singelo poema. Um abração daqui do sul. Tenhas uma linda semana.

      Eliminar
  4. Querido amigo Dilmar, que lindo poema esse de recordar, eu não tive esse prazer em meu mundo, São Paulo capital, mas todos os anos eu passava férias na casa dos meus tios, Paraná, lá tinha essa bela imagem, as andorinhas em todos os fins de tarde de verão!
    Amei ler e sentir a alegria que sentes em ser uma pessoa que tem boa mente e poder assim reviver, como eu, os tempos de infância!
    Ah, o poema do Jair, ele também é muito bom nisso, que alegria curtir a vida!
    Abraços apertados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara amiga Ivone, obrigado pelo depoimento. Realmente, as andorinhas da nossa infância são inesquecíveis. Nosso amigo Jair é fora de série. O bom da blogsfera é que só tem gente boa. Isso é maravilhoso. Um abração daqui do sul. Tenhas, sei que terás, uma linda semana.

      Eliminar
  5. Caro amigo Dilmar, não desespera,
    as andorinhas continua esperando
    são elas que nos trazem a primavera
    enquanto neste mundo vamos andando!

    Tenhas um bom dia de domingo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo poeta Eduardo, obrigado pela visita poética de além-mar. Um abração daqui do sul do Brasil. Tenhas uma grande semana. Sorte na Copa para o teu Portugal.

      Eliminar
  6. Tenho um ninho de andorinhas no meu alpendre. Amei o seu poema.

    Especial ... Recordações dum amor profundo. [ Poetizando e Encantando.]

    Beijos e um excelente Domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara amiga poetisa Cidália, ter um ninho de andorinhas no alpendre é uma felicidade. Obrigado pela visita de além-mar. Um abração daqui de Porto Alegre, sul do Brasil. Tenhas uma linda semana.

      Eliminar
  7. Muito lindo, Dilmar, lembro que criança eu sentia que iria chover pelo cheiro de terra molhada! Era tiro e queda. Como são lindas essas lembranças, não?
    Grande abraço, amigo, uma boa semana, e...espera a chuva, ela vem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, cara amiga cronista Tais. Esse cheiro de terra molhada, que antecede a chuva é bom demais, e as lembranças também; são coisas impagáveis. Um abração e boa semana, boa chuva.

      Eliminar
  8. Meu amigo que saudades de teus escritos, belo poema que nos traz lembranças de uma época que nos faz suspirar, grata abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara amiga Marcia, obrigado pela visita e pelo carinho de sempre. Um abraço daqui do sul. Tenhas uma boa noite.

      Eliminar
  9. Que lindo poema. Deve ser maravilhoso ver as andorinhas. Feliz mês de Julho. Abraços.

    ResponderEliminar