A minha Lista de blogues

terça-feira, 16 de abril de 2019

E AGORA, DRUMMOND ?

Brasil, te amo e te temo!
Brasuca, meu irmão
e meu carrasco!
Brasileiro, uma virtude
e uma vilania!
Neste momento difícil
Lembro-me de Raul:
"Coragem, coragem, coragem;
você pode mais!"
Também recordo do polêmico
menino bonito da Banda:
"Isso vai passar"
É. O remédio amargo da ditadura
(talvez necessário consoante crenças individuais)
passou, mas a bandidagem estava só começando!
Rememoro o personagem central do saudoso
e quase desconhecido Guimaraes Rosa:
"Viver é muito perigoso"
Por certo vocês me dirão:
o universo do Rosa era peculiar,
restrito à uma época superada.
Mas por analogia, digamos
que a jagunçagem tomou conta da nação.
Agora eles estão por toda a parte,
em todos os segmentos sociais.
Eles estão na sua rua, no seu bairro
no Congresso Nacional...
no pretenso recinto do guardiões da Lei!
Momento difícil em  que a canção de Drummond
soa quase como um murmúrio pálido:
Não serei o poeta de um mundo caduco.Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas
Mas vamos para onde José?

11 comentários:

  1. Respostas
    1. Cara Larissa, obrigado pela visita de além-mar. Um abração daqui do sul do Brasil. Tenhas uma boa noite.

      Eliminar
  2. Intenso o seu poema! Palavras que nos tocam!


    Beijo, boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, cara amiga Cidália. Um abração daqui do sul Brasil. Tenhas uma boa noite.

      Eliminar
  3. Dilmar!
    Linda tarde de terça feira.
    Já esta frio por ai?
    Quanto a sua publicação:
    E tenho o mesmo temor
    mas vamos seguindo adiante.
    Reflexão pertinente.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Catia, já está fresquinho por aqui. Estamos esperando o frio. Obrigado pela visita. Um abração daqui do sul do Brasil.

      Eliminar
  4. "De mãos dadas, mas para onde vamos José",
    sendo que toda a pergunta merece resposta
    de certeza que a terá com esperança e fé
    com paciência espere que ela bata à porta?

    Santa e Feliz Páscoa, desejo para si e sua família, caro amigo poeta Dilmar. Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Passando a fim de desejar uma Excelente Páscoa. Com muito amor. Paz. Harmonia. Confraternização. Compreensão, e que todos os sonhos se renovem. Que seja extensivo aos vossos familiares e amigos. Obrigada por estarem sempre comigo.
    *
    Para todos uma Santa Páscoa.
    +
    Que todos os nossos/ vossos sonhos se renovem

    Beijos e Abraços

    ResponderEliminar
  6. Aguardemos, amigo Dilmar! É cedo ainda...
    Deixo aqui meu desejo de uma feliz Páscoa pra você e sua família!
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Dilmar
    Levando pela esperanca espero o melhor. So nos resta aguardar. Uma feliz semana meu amigo. Grande abraco.

    ResponderEliminar
  8. O teu texto é real, por demais verdadeiro, o povo brasileiro costuma ter sempre esperança e como a criança se iludi com balas o povo também o faz. Eu tenho esperança, mas não vejo a saída, o túnel é só escuridão, abraços!

    ResponderEliminar