A minha Lista de blogues

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

SAUDADES DAQUELE TIO DOIDÃO!

Ao rememorar velhas coisas, neste dia primeiro do ano,
senti saudade daquele andarilho
que conheci lá nos anos sessenta;
sujeito diferente de todo o mundo,
quando perto dele, eu ficava com a impressão
de que seu cérebro nunca parava de funcionar,
porque toda a vez a gente olhava no seu olho,
ele perguntava coisas que soavam
tão fora do nosso contexto...
Lembro-me especialmente de uma pergunta que ele gostava de repetir:
"Já bebeste hoje teu caldo de filosofia?"
Da primeira vez que ouvi aquilo
fiquei boquiaberto, abobalhado, tonto!
Diante do impasse, o cara retirou de dentro de uma mochila velha,
que trazia presa às costas, o livro Assim Falou Zaratrusta,
alcançou-me e disse, leia e devolva-me para eu repassar
a qualquer outro menino assustado,
porque o conhecimento não deve ficar retido
dentro de uma mochila sebosa, e, além disso,
todo o homem deve ter acesso ao voo da imaginação...
Graças àquele tio doido, de mente brilhante, tive meu primeiro contato
com Nieztsche, Hermmann Hesse, André Gidé, Albert Camus,
Charles Baudelaire, Samuel Becket, Jorge Luis Borges, Fernando Pessoa,
Julio Cortazar, Franz Kafka, Julio Cortazar...
Um dia, para minha imensa surpresa,
aquele querido tio esquisitão sumiu do meu caminho.
Soube que a Ditadura o havia retirado de circulação,
porque ele era muito perigoso...
Faz tanto tempo, mas a saudade ainda é grande!


42 comentários:

  1. Olá amigo Dilmar.
    E quem não teria saudades de sábio? Lindo texto meu amigo. Que os primeiros acordes de 2013 seja o prenúncio da felicidades por todo o ano. A nossa história de 2013 começa a ser escrita hoje e a sua com certeza está recheada de grandes emoções.
    Um grande abraço
    Gracita

    ResponderEliminar
  2. Obrigado amiga Gracita. Vivas um grande 2013.

    ResponderEliminar
  3. Dilmar, sempre digo que esta passagem de ano serve para acordar veeeeeeeeelhos defuntos. rsrsr
    São tantas as recordações que nem nos damos contas do tamanho da saudade.
    Beijos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janice obrigado pela visita. Um abração. Tenhas um lindo e maravilhoso 2013.

      Eliminar
  4. Desejo um 2013 cheio de amor, paz, alegria e boas festas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amiga. Volte sempre que quiser!
      Tenhas um lindo e maravilhoso 2013.

      Eliminar
  5. Olá amigo, já faz algum tempo que não passo neste cantinho...agradeço a sua visita e comentário em meu blog.Passei para desejar-lhe Muita Paz, Saúde,Realizações e Luz no novo Ano! Que Deus a abençõe sempre!
    Andei sumida do seu cantinho porque assumi muitos compromissos este ano que andavam inviabilizando visitar os blogs e as amigas que adoro.Foi um ano de muito trabalho, lutas e algumas conquistas na esfera profissional (além de levar duas premiações pela prefeitura uma pelo blog e outra por um texto, fui chamada para escrever no Portal Rioeduca.net da Prefeitura do Rio, no blog da Família).Enfim, foi um ano duro e corrido, porém, não podemos nos queixar, devemos dar graças a Deus por estarmos realizando e tendo forças para isso.Aproveitei essa folguinha hoje e vim matar a saudades deste espaço e ler um pouco de suas poesias.
    Que a virada do ano não seja somente uma data, mas um momento para repensarmos tudo o que fizemos e que desejamos, afinal sonhos e desejos podem se tornar realidade somente se fizermos jus e acreditarmos neles!
    Espero que em 2013,possamos continuar juntos no espaço virtual.Obrigada pelo apoio... Um grande abraço para vc. Muita Luz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Del, parabéns pela premiação do teu trabalho. Obrigado pela visita. Certamente continuaremos conectados em 2013, visitando os amigos da blogsfera. Tenhas uma lindo e maravilhoso 2013.

      Eliminar
  6. As ditaduras não gostam do conhecimento. Saber é perigoso.
    Amigo gostei da sua visita. Não comecei o ano muito famosa...
    Uma bruta dor de cabeça(e não bebi nada de especial ontem à
    noite)...
    Vamo-nos "visitando", tá?
    Beijinhos
    Irene Alves
    Ah, conhece o meu blogue
    http://sinfoniaesol.wordpress.com ?
    Lá eu insiro poesia que me oferecem ou que retiro de livros.
    Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Irene. Um abração. Tenhas um lindo e maravihoso 2013.

      Eliminar
  7. Existem pessoas que nos marcam para todo o sempre
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, amiga Luna. Um abração. Tenhas um lindo e maravilhoso 2013.

      Eliminar
  8. É meu amigo, quando a saudade bate, botamos as mãos na cabeça e viajamos para todos os lugares em nossa imaginação. Saudade, saudade!

    Feliz 2013 amigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo Araújo. Um abração. Tenhas um grande 2013.

      Eliminar
  9. Belo texto...Espectacular....
    Votos de Feliz Ano Novo com muita luz de Esperança por um mundo melhor....
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando, obrigado pelas palavras elogiosas. Um abraço daqui do sul do Brasil.

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Obrigado menina azul. Um abraço. Tenhas um lindo e maravilhoso 2013.

      Eliminar

  11. Caro amigo e grande poeta Dilmar! ! Tem um SELINHO de
    20013, para você. A cada ano faço um
    Diferente, apenas repito os dizeres.
    É apenas um símbolo de nossa amizade
    Que a cada dia mais se consolida.
    Basta ir ao “campo” no lado direito do
    Meu Blog. e o achará em “selos para
    Os amigos”. Não tem códigos, basta salvar
    Em seus arquivos e colá-lo no “Campo imagem”
    Do Layout do seu Blog.
    “ESTE BLOG. É OURO”, é o título deste novo
    Selinho (mesmo anterior).
    Um maravilhoso Ano Novo para você.
    Beijos de luz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    POETA CIGANO – 02/01/2013

    http://carlosrimolo.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo Carlos. Um abração. Tenhas um belo fim de semana.

      Eliminar
  12. Existem pessoas que se tornam eternas em nossas vidas por coisas que fizeram que jamais serão esquecidas.

    "O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."
    Fernando Sabino

    Deixo meu desejo de felicidades neste novo ano,
    e aqui estarei mais vezes
    Beijos
    Joelma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Joelma. Um abração. Tenhas um lindo fim de semana.

      Eliminar
  13. Que pessoa maravilhosa cruzou seu caminho, te deixando saudade e muita bagagem intelectual. Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amiga Maria. Um abração. Tenhas um lindo e maravilhoso fim de semana.

      Eliminar
  14. OH GRACIAS QUERIDO DILMAR POR RECOMENDAR MI HUMILDE BLOG.NO SE ESCRIBIR COSAS BELLAS COMO TU, SOLO INTENTO PLASMAR LO HERMOSO QUE ME RODEA LO MEJOR QUE SE, NO SE MUCHO PERO INTENTO APRENDER Y LA VERDAD VUESTRAS VISITAS Y COMENTARIOS ME ANIMAN A SEGUIR APRENDIENDO.MUCHA FELICIDAD PARA ESTE NUEVO AÑO QUE COMENZAMOS, PARA TI Y TODOS LOS QUE SIGUEN TUS BELLOS ESCRITOS.BIKIÑOS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esther, obrigado pelas palavras carinhosas. Desejo-te um lindo e maravilhoso 2013.

      Eliminar
  15. Oii!!Sempre temos alguém em especial que sentimos saudade , até conseguimos sentir o perfume.Pelo q relataste este tio só podia marcar a vida das pessoas com quem convivia. Lindas lembranças.
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Filha do Rei. Um abraço. Tenhas um lindo e maravilhoso.2013.

      Eliminar
  16. Amigo Dilmar, comentei lá, no face, mas não poderia deixar de vir aqui e dizer que aproveitei a "deixa" alguns dos escritores especiais, são poucos afinal, a minoria sábia, quem leu aprendeu, quem não leu pode ler e aprender, a vida é uma eterna escola com "professores" que deixaram suas marcas, também tive com quem aprender a aprender valorizar a vida com quem já viveu bem e sempre nos deu com desprendimento toda a sabedoria também aprendida!
    Meu amigo grande abraço, espero continuar por aqui lendo seus lindos posts!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Ivone, obrigado pelo carinho de sempre. Um abraço. Tenhas um lindo e maravilhoso 2013.

      Eliminar
  17. Meu amigo
    neste novo ano desejo o melhor do mundo e...


    Novo Ano
    Nova Vida
    Nova Esperança...
    Novo Recomeçar...

    E neste Ano

    Eu quero
    Nova vida
    Nova Esperança
    Novo Renascer...


    um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amiga Lili. Um abração daqui do sul do Brasil.
      Tenhas um lindo e maravilhoso 2013.

      Eliminar
  18. ..."porque o conhecimento não deve ficar retido
    dentro de uma mochila sebosa, e, além disso,
    todo o homem deve ter acesso ao voo da imaginação..."
    Isso mesmo...gostei imenso. BShell

    ResponderEliminar
  19. Bom dia Dilmar!
    Linda sexta pra nós.
    Sou editora la do Espelhando,
    então voce me lê mesmo!
    Ula!
    Adoro seus textos e reflexões.
    Bjins entre sonhos e
    delírios

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amiga. Um abração. Tenhas um lindo e maravilhoso 2013.

      Eliminar
  20. ☆ ¸.•´¯`•.¸☆..•.✿.☆
    Boa tarde !!
    Voltando para minhas visitas, espero
    que vc tenha começado um bom ano de 2013
    Foi ,é e será sempre gratificante para mim sua amizade, e presença no
    meu Cantinho, e dizer que acho divino
    o que vc faz,é muito bom ver, ler maravilhas postadas e encher nosso dia de alegria
    Abraços com todo meu carinho
    Bjuss
    Rita!!!
    ☆ ¸.•´¯`•.¸☆..•.✿.☆

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Rita comecei bem o ano novo, sobretudo porque continuo recebendo a visita de vocês, meus amigos.
      Um abraço. Tenhas um lindo e maravilhoso 2013.

      Eliminar
  21. Adorei o "caldo de filosofia"...Dilmar, um beijo e um 2013 pleno de alegrias!

    ResponderEliminar
  22. Tem pessoas que se foram e que até hoje nos fazem falta para trocar conhecimentos, questionamentos, enfim festar com pessoas que nos acrescentam.
    Como sempre sua poesia é maravilhosa!!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  23. Acho que esse teu texto está bem mais conectado com o Balada para louco, Dilmar. E que a literatura nos leva ao inesperado e ao desconexo mesmo.

    ResponderEliminar