A minha Lista de blogues

segunda-feira, 22 de julho de 2013

A CAMINHO DO HOMEM

O autor do Tempo e o Vento
falava do Homem Total,
o Ser liberto das amarras
do estado e da ignorância.

Friederich Nietzsch
anunciava o Super Homem;
o homem do futuro,
forte,destemido, positivo
em oposição ao homem
fraco, anêmico, massificado,
enfim, um homem virtuoso,
mas neurotizado pelo orgulho.

Minha professora primária
não tinha faculdade,
conhecia poucos autores literários,
mas acreditava na necessidade
do homem solidário;
indivíduo desprendido, magnânimo, holístico...

27 comentários:

  1. Bom dia amigo Dilmar, gostei até do título "a caminho do homem", esse homem livre e feliz nas pequenas coisas, eu não me prendo se sei as coisas, algo maior me inspira e acho sempre os meios, acredito nos "amigos espirituais" que estão sempre a nos ajudar, mesmo quando estava estudando na escola, literalmente falando, eu nunca decorava nada, estudava de forma que enquanto não entendia não poderia ser submetida a provas com segurança, tanto que em matérias exatas eu não ia tão bem.
    Amei esse post meu amigo, muito bom!
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Ivone, obrigado pelo carinho. Um abração. Tenhas um lindo dia.

      Eliminar
  2. Os "super" men sempre são os considerados "grandes".
    Lindo texto! Tenha uma semana abençoada. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Cleu, obrigado pela visita. Um abração. Tenhas uma tarde quente.

      Eliminar
  3. Precisamos reeditar o homem e penso que esse homem solidário que sua professora prega é o que precisamos. Muita paz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Denise, obrigado pela visita. Um abraço. Tenhas uma boa tarde.

      Eliminar
  4. Super Homem... acho que ta fora de moda
    a moda agora é homem super.

    ResponderEliminar
  5. Gostei do texto...
    Gosto daquele ditado..É preferível um Grande Homem, do que um Homem Grande....

    Abraço e uma boa semana
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cidália, obrigado pela visita. Um abraço. Tenhas uma boa tarde.

      Eliminar
  6. Ola meu caro amigo,além de adorar tua visitinha,também gostei demais de teu texto poético,sempre original e personalizado.Meu grande abraço.SU.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Suzane, obrigado pelo carinho. Um abraço. Tenhas uma linda tarde quente. Façamos de conta que não está frio.

      Eliminar
  7. Bom dia Dilmar Gomes

    Concordo com o teor do texto... Gostei muito de ler

    Deixo abraço
    **********************
    Querendo, visitem-me

    http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo, obrigado pela visita. Um abraço. Tenhas um bom dia.

      Eliminar
  8. Meu querido amigo,chove e venta muito neste meu Rio de Janeiro ,como esta frio rs,aquecida pelo carinho de tua visita,passo para saborear teus belos escritos beijão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marcia, obrigado pelo carinho. Um abração daqui do gelado sul do Brasil. Tenhas um lindo dia.

      Eliminar
  9. O homem ainda tem muito caminho pela frente. Só tem que aprender isso.
    Um grande bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O caminho é longo, amiga Gisa. Um abração. Vamos curtir o frio!

      Eliminar
  10. Adorei Poeta.

    Deixo um trecho de uma canção...

    "A minha alucinação
    É suportar o dia-a-dia
    E meu delírio
    É a experiência
    Com coisas reais"
    Belchior


    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Belchior, amiga Margoh. Belchior, além de músico é poeta!
      Obrigado pela visita. Tenhas uma linda tarde.

      Eliminar
  11. Boa tarde de chuva e frio por aqui....

    Tb´m concordo com o ditado de um....

    Grande homem do que homem grande

    Mas como sempre eu gostei

    Bjuss com carinho
    Rita!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Rita, obrigado pela visita. Um abração. Tenhas um lindo dia.

      Eliminar
  12. Olá querido Dilmar,
    Excelente o teu texto!
    Também vejo assim, para ser um grande homem, basta ser grande de alma e grande de coração.
    Uma quarta-feira cheia de paz!
    Beijos no coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, querida alma amiga.
      Um abração. Tenhas um lindo dia.

      Eliminar
  13. E esse ser holístico, será ou não haverá ser.
    Tudo no lugar certo, excelente texto, rápida percepção.
    Tenha um excelente dia tomando chimarrão,sopão...
    Um abraço petropolitano.
    Sandra Mayworm

    ResponderEliminar
  14. Impossível prever o rumo desse homem, sinceramente o vejo cada vez mais frio... Um dia a gente chega lá! Quem sabe? Gr. Bj.!

    ResponderEliminar
  15. O ideal seria unir os dois: o homem renascentista e o solidário.

    Seu blog sempre cheio de sabedoria, Gilmar.

    Abraço.

    ResponderEliminar