A minha Lista de blogues

terça-feira, 26 de março de 2013

241 anos de Porto Alegre

É aniversário de Porto Alegre outra vez
e eu fico a relembrar os versos
do poeta guasca, Victor Matheus Teixeira:
"Porto Alegre na História,
já foi Porto dos Casais..."
Também lembro de Kleiton e Kledir:
"Quando eu fico assim meio down,
vou pra Porto e bah, tri legal!
Coisas de magia, sei lá..."
Penso ainda em Elaine Geisller:
"Pelas ruas de um Porto não muito alegre
e que no entanto, me traz encantos..."
Nesta semana de aniversário de Porto Alegre
ainda vou lembrar de outros poetas
que cantaram a cidade,
que cresceu olhando o sol se pôr
sobre as águas do velho Guaíba
e também de figuras especiais,
que marcaram as ruas de Porto Alegre,
sobretudo, as vias do Centro Histórico,
na segunda metade do século passado,
como, por exemplo:
o lendário Bataclan,
propagandista de rua;
o Gurizada Medonha,
vendedor de bilhete lotérico;
a Teresinha Morango,
torcedora fanática do inter
e o inesquecível Mario Quintana
surgindo, de repente, na Rua da Praia,
com seus passinhos de anjo...
Ah, dirão aqueles que ainda
não se apaixonaram por Porto Alegre,
é uma cidade velha, comum, igual a tantas outras...,
mas eu os replicarei:
não é não!
Existe algo mais nesta cidade,
uma espécie de magia no ar,
mistério que os olhos não veem,
mas a alma detecta.

44 comentários:

  1. Oi Dilmar, tudo bem? Vim fazer uma visitinha para te desejar um ótimo dia. E também quero dizer que tem postagem nova em meu blog. Estou tentando voltar e manter o blog atualizado e também as visitas aos amigos, espero que possa fazer isso daqui por diante. Receba um grande abraço do amigo Marcos, até mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo José. Um abração. Tenhas uma ótima páscoa.

      Eliminar
  2. Dilmar, lindos versos à sua linda cidade, Porto Alegre, passei perto mas não fui conhecê-la, ainda irei!
    Sei o que é amar a cidade onde nascemos,já conheci de norte a sul, muitos lugares turísticos desse lindo Brasil, mas adoro voltar para minha São Paulo, pra mim não há cidade mais linda, embora seja o que é, tão poluída e agora mais do que nunca violenta, que pena, mas é assim, a conheço e me cuido na medida do possível.
    Parabéns a sua cidade, curta mesmo tudo o que ela tem a oferecer, isso é o que faço em minha Sampa querida!
    Grande abraço meu amigo poeta querido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amiga Ivone. Um abração. Tenhas uma linda páscoa.

      Eliminar
  3. Que bonita homenagem a Porto Alegre
    lugar que desejo um dia conhecer, só vi
    pelas fotos e TV....
    Mas as palavras ficaram perfeitas nesse texto
    Parabéns
    Deixo um abraço com carinho
    Bjuss
    Rita!!!!!

    http://cantinhovirtualdarita.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amiga Rita. Um grande abraço. Tenhas uma ótima páscoa.

      Eliminar
  4. OI DILMAR!
    ESTA É UMA HOMENAGEM, QUE TODOS OS GAÚCHOS GOSTARIAM DE FAZER, USAR PALAVRAS QUE SAEM DO CORAÇÃO E COM ISTO DIZER A NOSSA PORTO ALEGRE DE NOSSO ORGULHO DE SERMOS SEUS FILHOS.
    PARABÉNS PELO BELO TEXTO.
    ABRÇS http://zilanicelia.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amiga Zilani. Gostei mais do teu poema em homenagem à nossa POA amada. Um abração. Tenhas uma linda páscoa.

      Eliminar
  5. oi amigo Dilmar
    Uma maravilhosa homenagem! É a felicidade dos filhos desta terra amada render-lhe belas homenagens neste dia especial. parabéns Porto Alegre. E parabéns a você poeta que teceu com delicadeza estes belos versos para tua encantadora cidade.
    Beijinhos!
    Gracita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado querida amiga Gracita. Um abração. Tenhas uma linda e maravilhosa páscoa.

      Eliminar
  6. Oi amigo, tudo bem? Venho através deste comentário, informá-lo que seu blog foi escolhido por mim, para receber os seguintes selos: "SEU BLOG É INSPIRADOR" e “SELO VERSATILE BLOGGER", ambos que eu recebi da minha amiga Vilma Piva. Lembrando que você pode optar em aceitar ou não. Se se interessar e quiser postar os selos em seu blog, vá a esta página, pegá-los e ver regulamento:
    Obrigado pela atenção.
    Receba um grande abraço do amigo Bicho do Mato, até mais.

    ResponderEliminar
  7. Esqueci de deixar no outro comentário e endereço da página, aqui está:
    http://blogdobichodomato.blogspot.com.br/2013/03/selos-que-recebi-e-meme-7-coisa-que.html

    ResponderEliminar
  8. BELO DIA !
    SAUDADESSSSSSSSSSSSSSSSSSS
    Uma bela homenagem você prestou à sua cidade.
    Parabéns a você e Porto Alegre.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado querida amiga Severa. Um abração. Tenhas uma ótima páscoa.

      Eliminar
  9. Oi migo, saudades. O que nos impulsiona a voltar são as pessoas que aprendemos a amar que cruzam nossos caminhos, nossos alvos em comuns, nossas escritas, nossos sentimentos expostos em letras de poetas. Obrigada por sua amizade e carinho e FELICIDADES PELO NIV DE SUA CIDADE. BJIM.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que ter você novamente aqui no meu modesto espaço. Um abração. Tenhas uma linda páscoa.

      Eliminar

  10. Caro amigo e poeta Dilmar !!!!

    Muito me honrou a sua visita ao meu Blog.
    Obrigado pelo carinho para comigo e meus
    Trabalhos. Passando por aqui para deixar o meu abraço, carinho e, desejar-lhe uma maravilhosa Páscoa.
    Beijos de luz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    POETA CIGANO – 27/03/2013

    http://carlosrimolo.blogspot.com
    “Poesias do Poeta Cigano”

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo Carlos. Receber-te aqui neste espaço também é uma honra e uma alegria para mim.
      Um abração. Tenhas uma ótima páscoa.

      Eliminar
  11. Parabéns então pelo 241º. ano de Porta Alegre.
    Boa Páscoa amigo.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amiga Irene. Um abração daqui de Porto, sul do Brasil.
      Tenhas uma linda páscoa.

      Eliminar
  12. Parabéns, Porto Alegre. Confesso que não conheço sua cidade, apenas passei por ela, não deu para senti-la. Muita paz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amiga Denise. Quem sabe se um dia tu não terás a oportunidade de conhecê-la!
      Um abraço. Tenhas uma ótima páscoa.

      Eliminar
  13. Dil,

    nem toda alma detecta a magia, só aquelas mais sensíveis, como a sua por exemplo. Adorei o poema! Gr. Bj.!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amiga Cris. Um abraço. Tenhas uma ótima páscoa.

      Eliminar
  14. Tela de uma cidade e seus sentidos.

    Um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amiga Lídia. Um abraço. Tenhas uma ótima páscoa.

      Eliminar
  15. Feliz Páscoa...
    Tem face? Estou convidando os meus amigos de blog para serem amigos tb do face...

    Abçs
    Cris

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho sim, irei lá querida. Um abração. Tenhas uma linda páscoa.

      Eliminar
  16. Prezado amigo
    Vim lhe desejar Uma Linda, e Santa Pascoa para você e sua querida família!
    Abraço fraterno.
    Maria Alice
    http://mariaalicecerqueira.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Maria Alice. Também te desejo uma linda páscoa, extensiva aos teus familiares.

      Eliminar
  17. ¡Hola Dilmar!!!

    Lindas letras le dedicas a Porto Alegre, No lo conozco personalmente, pero si en algunas fotos y es muy hermoso, pues tengo por allí unos primos hermanos y me cuentan algo de vez en cuando. Me invitan a ir, pero le temo a tantas hora de avión.

    Gracias por compartir tus preciosas letras.
    Te dejo un beso y mi estima siempre. Feliz Semana de Pascua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Mariana. Se puderes venha conhecer nossa Porto Alegre.
      Um abraço. Tenhas uma ótima páscoa.

      Eliminar
  18. Encantadora homenagem a esta bela cidade, ainda vou conhece-la. Feliz páscoa e obrigda por seu carinho. Bjus
    => Gritos da alma
    => Meus contos
    => Só quadras

    ResponderEliminar
  19. Gostei da lembrança do Kleiton e kleidir, quanto tempo nao ouvia falar deles e nem da musica, parabens a linda cidade de Porto Alegre, um dia, quem sabe irei com muito prazer conhecer, boa noite amigo, feliz pascoa!!!

    ResponderEliminar
  20. Obrigado amiga Sônia. Um abração. Tenhas uma linda páscoa.

    ResponderEliminar
  21. Dilmar exaltante texto a bela cidade; parabéns.
    Um excelente final de semana a você.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  22. Dilmar, não conheço a cidade, mas seus versos a colocam em um patamar de luz. Desejo-lhe uma abençoada Páscoa. Abraços!

    ResponderEliminar
  23. Que bela ode a cidade! Parabéns! Abraços!

    ResponderEliminar
  24. Parabéns para Porto alegre.
    beijos Dilmar.

    ResponderEliminar